Se antes, computadores, smartphones e internet eram itens de luxo, hoje são componentes indispensáveis no dia a dia da maioria das pessoas. Com o crescimento dessas e outras tecnologias que surgem a cada minuto, temos assistido à uma evolução veloz em todos os campos, inclusive nos negócios.
Graças ao conforto que a tecnologia nos proporciona, hoje prezamos acima de tudo por agilidade e facilidade. Qualquer coisa que demande mais esforço do que o necessário e, ainda assim, não alcance resultados satisfatórios fica fora de cogitação. Basta lembrarmos que a era das locadoras perdeu completamente espaço para os serviços de streaming.
Isso acontece porque felizmente, com a tecnologia a nosso favor, é possível implementar processos mais simples e ágeis que contribuem para o fim de processos burocráticos. Está claro que o mundo mudou, logo, empresas que possuem um modelo de negócio engessados certamente terão dificuldades de se manter no mercado.
Veja alguns exemplos de processos que remodelam a questão convencional de espaço-tempo e por isso, foram facilitados a partir da inovação que as tecnologias proporcionam:
Fila no banco nunca mais
É provável que você nem se lembre a última vez que foi no banco para realizar uma simples operação, e por isso, foi obrigado a enfrentar uma fila interminável fruto do sistema convencional e burocrático comumente associado à instituições bancárias.
Mas esse cenário mudou bruscamente. Atualmente, as instituições financeiras não apenas lideram muitos aspectos de inovação, como buscam ser referência sempre se fala em novas tecnologias. Os serviços de online banking tornaram processos anteriormente burocráticos, infinitamente mais simples e rápidos. Agora, coisas rotineiras como pagar contas podem ser feitas com apenas alguns cliques em seu smartphone!
Trabalhar sem sair de casa
Antes mesmo da pandemia de coronavírus, muitas empresas já vinham testando e algumas já haviam adotado o trabalho remoto. O que antes era uma opção, em tempos de quarentena se tornou quase que uma obrigação.
Apesar do cenário desagradável que motivou as empresas a adotarem esse modelo de trabalho do dia pra noite, muitas empresas perceberam pela primeira vez, que o trabalho remoto proporciona maior conforto e autonomia ao colaborador, além da vantagem para a empresa que deseja eficiência e redução de custos.
De todo modo, esse tipo de modelos de negócio só existe graças à evolução da tecnologia em todos os sentidos. De maneira geral, a Internet é o grande agente tecnológico que permite que as informações trafeguem e sejam trocadas em tempo real, possibilitando assim, estreitar relacionamentos, aprofundar conhecimentos e integrar, cada vez mais, pessoas e serviços.
Hoje existem ferramentas que tornam possível trabalhar remotamente, com a mesma produtividade e qualidade! E lembrar que isso talvez tenha começado com o Fax e hoje temos scanner, internet, e-mail, Dropbox Amazon Workspaces, Microsoft Remote Desktop, Slack, GDrive, Zoom, Hangouts, Skype, GotoMeeting, Webex entre muitos outros.
Atender clientes em qualquer lugar do mundo
Do mesmo modo em que a forma de produzir mudou, nota-se que a forma de entregar também sofreu alterações. Hoje em dia, com a tecnologia à nosso favor, a conexão remota e o atendimento por vídeo é capaz de humanizar a relação entre clientes e fornecedores, sem que ambas as partes tenham que se deslocar.
Da mesma maneira que em uma reunião convencional, é possível manter contato visual, observar as expressões faciais do outro e interagir com eficiência, o que facilita na identificação dos pontos de insatisfação dos clientes. Por exemplo, durante a conversa, o atendente pode perceber uma feição negativa e melhorar o direcionamento do atendimento.
Já sobre a entrega do produto ou serviço, existem tecnologias capazes de reduzir o retrabalho, atividades e atualizações manuais e viabiliza o monitoramento e acompanhamento contínuo de cada projeto ou movimentação dentro do negócio mesmo que a distância.
Veja isso com o exemplo da Infomach e seu trabalho com Segurança da Informação e Cloud & Infraestrutura. Nossos profissionais já estão completamente familiarizados com o trabalho a distância. Tudo começa com a coleta de informações com o cliente por meio de uma ligação de áudio/vídeo , posteriormente, a equipe define um cronograma de trabalho e mediante aprovação do cliente, inicia o trabalho. Nas situações onde existe configuração de dispositivos físicos no ambiente do cliente, nós auxiliamos até mesmo com a conexão dos cabos.
Além de clientes no Brasil, já atendemos e trabalhamos com projetos de filiais de empresas brasileiras na Austrália, Itália e Uruguai. Ao mesmo tempo, outro fato que chama atenção é o atendimento que realizamos à cliente que fica na mesma quadra de nossa empresa e mesmo ele estando a alguns passos de distância, os trabalho são sempre realizados remotamente.
Sobre essa questão, o software de atendimento remoto utilizado pela Infomach, da empresa alemã Teamviewer lançou recentemente uma solução de realidade aumentada. É nítido que a realidade aumentada é uma das apostas da vez do mercado que promete sacudir a experiência dos consumidores.
Assista o vídeo e entenda como ela funciona e quem sabe nosso time utilize esta tecnologia em um projeto aí na sua empresa.
Claramente, o futuro já chegou ao trabalho e com a tecnologia existente não existem mais barreiras geográficas (em breve a própria questão da língua será resolvida com melhor qualidade dos tradutores).
A premissa espaço-tempo foi remodelada e não é mais critério na construção de relacionamentos entre pessoas e empresas.
E na sua empresa, como está adoção do trabalho remoto? Vocês já notaram economia de tempo e dinheiro com deslocamento? Fale com a Infomach, nós podemos auxiliá-los com a infraestrutura e segurança da informação de sua empresa!