Tem sido um grande ano para o mundo da segurança. Entre WannaCry, Petya e agora Bad Rabbit, os perigos provocados pelos cibercriminosos começaram realmente a atacar com força, de uma forma jamais antes vista.
Na MPOWER, a mais importante conferência do setor de segurança, a McAfee examinou isso e muito mais, e apresentou uma visão coerente sobre como o futuro do cenário de segurança se parece não apenas para a empresa, mas a partir de uma visão mais global.
Os principais temas podem ser resumidos da seguinte forma: Os cibercriminosos não são bobos e, em muitos casos, possuem um alto nível de recursos à sua disposição – talvez até mais do que um Estado-nação. Ataques e seus métodos se tornarão cada vez mais sofisticados, como o ransomware sendo usado como uma isca, e não como o ataque principal. A fim de ter uma chance de derrotar ou ficar à frente deles, os fornecedores de segurança precisam mudar completamente as suas táticas, caso contrário estaremos presos em uma espécie de “Teoria da Rainha Vermelha” – correndo ainda mais rápido e nos cansando, porém permanecendo no mesmo lugar.
Algo inovador e estimulante no MPOWER 2017 foi a ênfase em comunicar esses riscos e tendências para as empresas, entre as empresas e para a comunidade em geral sem recorrer ao FUD (Medo, Incerteza e Dúvida – do inglês Fear, Uncertainty and Doubt), prática de marketing que consiste em desacreditar o concorrente espalhando desinformação sobre o produto rival.
Outro tema chave foi a importância das parcerias, abrangidas pelo slogan da McAfee “Together is Power“. Na prática, isso significa diversas coisas: humanos e máquinas trabalhando juntos, quebrando silos dentro das empresas e, claro, sua própria Aliança de Inovação de Segurança, em sua luta para encontrarem uma solução para o desafio digital, na qual a companhia anunciou novas soluções endpoint e cloud que vão além da aprendizagem de máquina, bem como uma extensão da adoção de Data Exchange Layer (DXL).
Essas novas soluções aproveitam a velocidade e a precisão das análises avançadas, deep learning e inteligência artificial para executar operações de segurança mais eficientes.
A Infomach, uma das mais importantes revendas McAfee do Centro-Oeste e Norte, acredita na importância das parcerias e levou cinco de seus clientes para o evento, para compartilharem ideias e informações sobre as últimas novidades do setor, novos produtos, tecnologias emergentes, parcerias e descobrirem como aproveitar ao máximo seus investimentos em segurança cibernética.
Foi uma semana bem esclarecedora e informativa, com a McAfee consolidando sua nova identidade. A Infomach acredita no poder da interação e se encontra aberta às empresas interessadas, para que possamos continuar a ter discussões mais racionais sobre a segurança também fora dos centros de conferências de Las Vegas.