Tempo de leitura: 4 minutos
Trabalho remoto não é o futuro, mas sim o presente. Embora regime home office tenha sido adotado em massa para diminuir a exposição dos colaboradores ao novo coronavírus, essa prática já era muito comum, e muitas multinacionais já adotavam esse modelo anteriormente. Especialmente nos ramos que têm grande parte de suas operações baseadas em redes, como Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
O potencial home-office começou a ser observado como uma tendência, há 30 anos, por nada menos que Steve Jobs, fundador da Apple.
Em uma entrevista com o jornalista Jon Erlichman, Jobs, que faleceu em 2011, conversou sobre como a tecnologia pode transformar a forma em que trabalhamos. “Estamos descobrindo que podemos reorganizar as nossas companhias de forma eletrônica e rapidamente, e esse é o único tipo de organização que pode começar a acompanhar as mudanças das condições de trabalho”, disse Jobs.
Tendência do trabalho remoto pós pandemia
As empresas que estão experimentando pela primeira vez ao trabalho remoto, já vem anunciando que o home office poderá durar muito mais do que o esperado ou até mesmo ser uma prática permanente. Em geral, as justificativas são referentes ao ganho de flexibilidade e produtividade que obtiveram nesse período experimental, além do corte de custos fixos com a manutenção de escritórios.
De acordo com uma pesquisa sobre trabalho remoto realizada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli, a modalidade deve crescer 30% após o fim da pandemia, pois a situação atual deve impactar as culturas organizacionais gerando mudanças.
Nesse sentido, a tendência é que escritórios virem espaços para reuniões, treinamentos e não representem mais o local para o expediente de trabalho.
A verdade é que o trabalho remoto cria equipes com pessoas mais produtivas, realizadas e conectadas independente de suas localizações. Afinal, estar no escritório não é garantia de produtividade.
É preciso redefinir nossas métricas de sucesso. O trabalho é uma atividade e não um local. O verdadeiro engajamento vem da conexão e participação em um objetivo de negócio compartilhado e do um propósito em comum.
Os talentos não estão em falta, mas a relação com o trabalho mudou e essas pessoas estão buscando mais flexibilidade, transparência e conexão com um propósito no seu trabalho.
Processo de adaptação requer um olhar para a tecnologia
Está claro que se tornou praticamente, uma obrigação parar, pensar e colocar em prática todos aqueles processos de “transformação digital“. Trata-se da oportunidade das empresas enxergarem que podem ser melhores do que antes.
Porém, exige-se um processo de adaptação e obrigação de adotar várias ferramentas, práticas de segurança, virtualização e outros processos tecnológicos para a implementação eficaz desse modelo de trabalho.
É preciso pensar na possibilidade de ataques cibernéticos maliciosos, intempéries, falta de energia, roubos físicos de equipamentos de trabalhos e outras inúmeras possibilidades. Logo, as organizações devem contar com a tecnologia para ajudá-las a garantir a continuidade dos negócios diante da incerteza.
E foi justamente pensando nisso que a Infomach realizará um webinar 100% gratuito, apresentando como o VMware Workspace ONE® e o Horizon podem ser implementados para permitir que colaboradores trabalhem aonde quer que eles estejam, dentro ou fora da empresa, de maneira segura, gerenciável e escalável.
Clique no banner e inscreva-se gratuitamente!