Infomach

ERP em Servidor Local x Nuvem conheça a história da Tech Corp

Era uma vez uma empresa chamada “Tech Corp”. Eles estavam ansiosos para implementar um novo sistema ERP para melhorar suas operações. Depois de muita pesquisa, eles decidiram optar pelo Zeus.

A área de TI da empresa fez a opção por utilizar o sistema on-premise, em servidores locais, pois acreditavam que isso lhes daria mais controle sobre os servidores e acesso ao sistema, além disso era assim que as coisas funcionavam em outras empresas do mesmo setor.

O departamento de TI da Tech Corp em conjunto com a consultoria responsável pela implementação do ERP, realizou o dimensionamento da infraestrutura necessária em acordo com a documentação disponível, utilizando também projeções de números levantados em conjunto com área comercial. 

Como era o primeiro grande investimento em infraestrutura dos últimos anos, ninguém queria errar e dimensionar abaixo do necessário. A consultoria temia que um hardware com capacidade menor faria com que o ERP ficasse lento e dimensionou 50% acima do que constava na documentaação. O Coordenador de TI sugeriu que seria melhor errar para cima, “sobrar é sempre melhor do que faltar”, estavam todos motivados com o investimento e perspectivas de um novo ERP, ao final decidiu-se pela compra de servidores potentes, storage de grande capacidade de armazenamento e discos SSD de alta velocidade. 

Tudo corria bem, a área financeira considerou que os valores eram maiores que o inicialmente previsto, mas entendeu que os custos de hardware haviam aumentado, a fabricante dos servidores ofertou entregar mais TB do que o inicialmente previsto, ao final  tudo certo, compra aprovada.

A previsão era iniciar a implementação do ERP em até 30 dias.  Os dias foram passando e nenhuma previsão de entrega, no trigésimo quinto dia a revenda responsável pela venda, finalmente envia um e-mail “problemas haviam ocorrido” e a entrega iria atrasar.

Próximo de se completar 45 dias do pedido, os equipamentos finalmente chegaram, trabalho a todo vapor, alguns finais de semana de hora extra, mais alguns dias de atraso conforme previsto, mas finalmente pronto, sistema rodando implementado, todos comemoraram.

O sistema estava perfomando bem, mas a área de TI não tinha tempo para entender as necessidades do negócio, quase todo tempo disponível era gasto em administrar a infraestrutura de rede, sistemas operacionais, refrigeração e energia.

As constantes falhas de energia e a potência dos novos servidores, obrigaram aquisição de nobreak e algumas mudanças estruturais na sala de servidores, que não estavam previstas no projeto inicial e incomodaram um pouco o financeiro.

Três anos se passaram da aquisição dos servidores e agora era o momento renovação da garantia, diante da situação um novo colaborador da TI resolve chamar um parceiro para avaliar a migração para nuvem.

Para obter um orçamento este colaborador envia a quantidade de servidores, processadores, memória e tamanho de discos utilizados atualmente.  A consultoria de serviços em Nuvem, estranha o tamanho dos equipamentos e solicita uma análise mais detalhada do ambiente, durante a análise, comprova-se que mesmo em seu pico, o ERP e outras aplicações que foram instaladas não utilizam sequer a metade da capacidade dos servidores e pouco mais de 55% do armazenamento da storage. Em linhas gerais a empresa havia pago por mais equipamento do que era realmente necessário.

Proposta criada, apresentação realizada, financeiro participa da reunião e ao comparar o valor da mensal de nuvem versus proposto em comparação com o valor da renovação da garantia, escolha fácil, renovar a garantia por mais 2 anos era a solucão. Utilizar a nuvem agora ficaria mais caro do que renovar a garantia. 

O financeiro que apenas tinha ouvido falar em nuvem pela imprensa, gostando do que ouviu durante a apresentação, resolve fazer uma análise rápida dos valores da nuvem e comparação com os gastos realizados nos últimos 3 anos, desde a mudança do ERP. Levantou compra de equipamentos, nobreaks, ar condicionado, licenças de software e outros. Ao final afirmou “ gastamos muito mais nos últimos 3 anos do que gastaríamos se tivessemos optado pela nuvem”, “isso, sem considerarmos o custo de capital em em um cenário de Selic elevada”. 

Em linhas gerais a empresa e a consultoria investiram tempo em dimensionar equipamentos, quando poderiam desde o início do projeto, ter focado na implementação, contratado a infraestrutura em nuvem exatamente no tamanho da real necessidade da empresa, pagando apenas pelo uso. Não seria necessário se preocupar com energia, no break licenças e banco de dados e sistema operacional, poderiam todos terem focado na implementação e na melhoria que o ERP traria ao dia a dia do negócio.

A Tech Corp aprendeu uma lição valiosa sobre gestão de TI. Se eles tivessem optado por uma solução de nuvem, poderiam ter evitado gastos desnecessários e teriam flexibilidade para crescer ou dimuir a infraestrutura de acordo com as necessidades reais do próprio negócio. 

A partir daí, a Tech Corp mudou sua abordagem e agora, cinco anos após a mudança para o ERP Zeus, utiliza mais de 80% de seus sistemas em Nuvem.

E os servidores antigos? Foram enviados para reciclagem, a sala de servidores foi disputada pelo time comercial e de marketing, em um acordo interno, com apoio da TI, o espaço que antes era ocupado por racks, fios e cabos, hoje é um estudio de gravação de vídeos e ações comerciais da empresa para o Trick Trock e Instagrão. 

A Tech Corp é conhecida por sua inteligência financeira e agilidade no gerenciamento dos negócios, se tornaram um modelo para outras empresas, mostrando como é possível implementar soluções de tecnologia de maneira eficiente e econômica.

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com fatos ou situações da vida real não terá sido mera coincidência.

Infelizmente nossa habilidade de escrever histórias não está a altura de nossa habilidade de apoiar nossos clientes na gestão de TI, ao compartilhar este texto, nosso objetivo é explicar que todos os dias gastos e investimentos desnecessários acontecem, que muitas vezes demoram-se anos para poderem ser corrigidos.

Nas palavras de um cliente “o interessante da nuvem é que eu posso escolhe-la, utiliza-la e se os planos mudarem voltar a utilizar os servidores locais a qualquer momento, o inverso não é possível, os fabricantes não me permitem devolver servidores, switches e storage se após 6 meses de uso descobrirmos que eles não fazem mais sentido”. 

Entre em contato com a Infomach para analisarmos o atual momento do negócio e da TI de sua empresa. A computação em nuvem é a opção mais segura,disponível, flexível e escalável, pague apenas pelo que realmente usar. 

Ligue agora 0800 494 9001 ou acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista

 

Procurar

Encontre o conteúdo que deseja

Categorias

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Sair da versão mobile