fbpx

Foi um dia mais agitado que o normal na bolsa de Tóquio. Os seus administradores perceberam que o sistema estava com problema por volta das 7h da quinta-feira, dia 1 de outubro. Um equipamento de dados essencial para o sistema não estava funcionando. E o backup automático falhou uma hora antes que o sistema, chamado Arrowhead, começasse a processar os pedidos do mercado acionário.

A paralisação durou todo o dia e foi a primeira vez em quase quinze anos que a bolsa sofreu uma interrupção completa das negociações. A Bolsa de Tóquio tem como política não fechar nem mesmo em desastres naturais, portanto, para muitos, essa experiência foi inédita.

Assim como todos os serviços de TI que travam, o problema na bolsa causou insatisfação, prejuízos e críticas das corretoras, investidores, empresas e autoridades. Eles destacaram o quão perigoso pode ser quando uma simples peça falha.

“As bolsas são uma parte crucial da infraestrutura do mercado, e é inaceitável que oportunidades de negociação sejam negadas”, disse o ministro das Finanças do Japão, Taro Aso. “Estamos lidando com máquinas, então é sempre possível que elas quebrem. É preciso criar infraestrutura com essa possibilidade de falha em mente.” concluir de maneira inteligente e quase óbvia.

O sistema Arrowhead da Bolsa de Valores de Tóquio foi lançado com grande alarde em 2010, anunciado como uma solução moderna depois que uma série de interrupções em um sistema mais antigo criou constrangimentos para a bolsa nos anos 2000. A “seta” (arrow) simboliza a velocidade de processamento do pedido, enquanto a “cabeça” (head) sugere robustez e confiabilidade, segundo a bolsa. O sistema de aproximadamente 350 servidores que processam pedidos de compra e venda teve alguns soluços, mas nenhuma grande interrupção em sua primeira década.

Tudo mudou na quinta-feira, quando uma peça de hardware chamada de dispositivo de disco compartilhado nº 1, uma das duas caixas quadradas de armazenamento de dados, detectou um erro de memória. Esses dispositivos armazenam dados de gerenciamento usados nos servidores e distribuem informações como comandos e combinações de identificação e senha para terminais que monitoram negociações.

À noite, foi anunciado que a bolsa retomaria as negociações na sexta-feira. Embora o incidente tenha passado sem maiores problemas, muitas perguntas permanecem sem resposta. Uma das principais é se o mesmo tipo de falha causada por hardware poderia ocorrer em outros mercados acionários. 

E na sua empresa, qual a chance dela para por uma falha de Tecnologia ou mesmo qual prejuízo se dados forem perdidos e não houver um backup confiável? Fale com um especialista Infomach para proteger sua empresa, seus dados de clientes e proporcionar alto disponibilidade para seu negócio. Acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista ou ligue 0800 494 9001