Explicar como funciona a Criptografia de um backup enviado para nuvem pode ser o elemento que falta para sua empresa iniciar o armazenamento do backup em cloud.
Mesmo com a popularização e adoção crescente da nuvem, até hoje muitas empresas insistem em armazenar seus dados localmente devido a preocupações relacionadas ao sigilo dos dados. Existe a preocupação de que os dados armazenados em nuvem poderiam ser acessados sem autorização.
A criptografia é quem garante a privacidade dos dados armazenados em nuvem.
Criptografia é um processo de codificação de dados que os torna ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha acesso à chave de descriptografia. Isso garante a segurança dos dados, protegendo-os de invasões de segurança ou acesso não autorizado.
Talvez você esteja se perguntando, a criptografia que é utilizada para proteger os dados é a mesma utilizada para o sequestro em um ataque de ransomware? Sim, em um ataque de ransomware o criminoso se utiliza da mesma tecnologia, de forma indevida, criptografando os arquivos e retendo a chave de descriptografia, exigindo pagamento de resgate para que os dados se tornem acessíveis novamente.
Mas aqui estamos tratando do uso benéfico da criptografia em um backup, com objetivo de garantir sigilo e proteção aos dados armazenados. Em se tratando de backup a criptografia está presente principalmente em dois momentos:
No transporte: os dados são codificados antes de serem enviados para o servidor de nuvem. Isso garante que, mesmo que os dados sejam interceptados durante o transporte, eles não possam ser lidos sem a chave de descriptografia adequada.
No armazenamento: os dados criptografados são armazenados no servidor de nuvem. Enquanto estiverem armazenados, eles permanecem codificados e só podem ser acessados com a chave de descriptografia adequada.
Em ambos os casos, a chave de descriptografia é armazenada localmente, fora do servidor de nuvem, garantindo que somente as pessoas autorizadas possam acessar os dados criptografados.
A criptografia de backup pode impedir o acesso indevido aos dados da sua empresa ao codificar os dados de forma que somente pessoas autorizadas com a chave de decodificação possam acessá-los. Isso torna mais difícil para invasores obterem acesso aos dados confidenciais da sua empresa, mesmo que eles tenham acesso físico aos dispositivos de backup. Além disso, a criptografia pode ser combinada com outras medidas de segurança, como autenticação de usuário e autorização de acesso, para fornecer uma camada adicional de proteção aos dados da sua empresa.
Além das questões tecnológicas aqui na Infomach nossos parceiros de armaznenamento de dados em nuvem possuem várias medidas de segurança para garantir a privacidade dos dados, algumas dessas medidas incluem:
Controles de acesso rigorosos: o acesso aos data centers são restritos apenas a pessoas autorizadas, com base em critérios rigorosos de identificação e autenticação.
Monitoramento de segurança: monitoramento continuo para detectar possíveis invasões de segurança e tomar medidas preventivas.
Políticas de privacidade rigorosas: políticas de privacidade rigorosas para proteger os dados de nossos clientes, incluindo a proibição de acesso não autorizado pelos funcionários da empresa.
Adicionalmente noossos parceiros de armazenamento estão em conformidade com as mais rígidas normas de segurança e privacidade, incluindo o Certificado de Proteção de Dados da UE-EUA (EU-US Privacy Shield) e o Acordo de Proteção de Dados Swiss-EU (Swiss-EU Privacy Shield).
Em resumo, a Infomach e seus parceiros tomam medidas rigorosas para garantir a privacidade dos dados de seus clientes.
A infraestrutura de segurança e resiliência de dados proporcionada por um grande player de nuvem como nossa parceira AWS é quase impensável para a maioria das empresas brasileiras, seria inviável realizar individualmente tamanho investimento em software, hardware e processsos tecnológicos para proteger os dados dentro dos servidores, discos ou fitas de uma empresa, da mesma forma que a AWS realiza em sua infraestrutura.
Superado a questão da preocupação com a privacidade e segurança do armazenamento em nuvem, vamos falar sobre as vantagens de se armazenar o backup em Cloud:
Armazenar backups em nuvem oferece inúmeras vantagens, incluindo:
- Acessibilidade: backups armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet, o que permite a recuperação de dados em caso de desastre ou falha de hardware.
- Escalabilidade: a capacidade de armazenamento na nuvem é escalável, o que significa que você pode aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento conforme necessário.
- Redundância: os melhores provedores de nuvem oferecem redundância de dados, o que significa que seus dados são replicados em vários locais para garantir a segurança e disponibilidade.
- Economia: armazenar backups na nuvem é mais barato do que armazená-los localmente, pois você não precisa pagar por hardware adicional ou manutenção.
Não espere até que seja tarde demais! Proteja os dados de sua empresa e garanta a continuidade de seus negócios contratando backup como serviço com a Infomach. Com nosso serviço de backups gerenciado você tem a certeza de que seus dados estão seguros e protegidos. Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo, ligue 0800 494 9001 ou acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista