A Amazon AWS, parceira Infomach, anunciou o lançamento de um novo serviço de rede, AWS Cloud WAN. Cloud WAN é um serviço de rede de longa distância (WAN) gerenciado que torna mais fácil para você construir, gerenciar e monitorar uma rede global que conecta recursos em execução em sua nuvem e ambientes locais.
As empresas enfrentam todos os tipos de desafios ao migrar para a nuvem. Quanto mais distante e disperso você for geograficamente, mais difícil se tornará o gerenciamento de sua rede. Em um esforço para resolver esse problema, a Amazon anunciou a AWS Cloud WAN hoje para trazer a rede de longa distância definida por software para a AWS.
O diretor de tecnologia da Amazon, Werner Vogels, explicou que as complexidades em torno do gerenciamento de uma rede mundial aumentaram à medida que as ofertas da empresa aumentaram. “Agora, mesmo com todos esses componentes, construir uma rede global, conectando talvez centenas de seus escritórios à nuvem, ainda é um grande desafio”, explicou Vogels ao público AWS re: Invent em Las Vegas.
Vogels diz que a empresa começou a estudar como poderia resolver isso para os clientes da AWS. “Então, começamos a pensar em como podemos ajudar esses clientes a realmente superar todo o trabalho pesado que você precisa fazer se tiver uma rede muito ampla para se conectar à nuvem. Portanto, hoje, tenho o prazer de anunciar a AWS Cloud WAN, que oferece a capacidade de criar, gerenciar e monitorar o tráfego global em uma rede de longa distância usando a AWS. ”
Você pode selecionar as regiões que deseja usar e, em seguida, selecionar os escritórios e instalações que deseja conectar. “Então, automaticamente, uma vez que você realmente defina isso, todos os usuários remotos, sites e centros de dados se conectarão ao local geograficamente mais próximo usando uma VPN ou conexão direta, e realmente o construirão para você em minutos usando o grande backbone AWS para você fornecer uma rede de longa distância definida por software altamente confiável e disponível em execução na infraestrutura da AWS ”, disse ele.
Este novo recurso está disponível em pré-visualização a partir de hoje em várias regiões ao redor do mundo.
Casos de uso primários para AWS Cloud WAN
A Cloud WAN ajuda com a conectividade dentro da AWS, conectividade com seus data centers e conectividade com suas filiais – vários dos casos de uso descritos em nossa série de blogs Introdução à transformação de rede na AWS .
A Cloud WAN conecta suas redes, mas também permite que você defina segmentos de rede e os propague de forma consistente em sua WAN global. Ele faz isso por meio de uma política e automação definidas centralmente.
Cloud WAN é uma boa escolha para clientes que estão criando VPCs em várias regiões (seja para recuperação de desastres ou aplicativos multirregionais), clientes que procuram estender SD-WAN para AWS e clientes que gostariam de substituir ou aumentar parte de seus rede com backbone da AWS.
Você deve ter ouvido falar do AWS Direct Connect SiteLink e se perguntar como ele se relaciona com a Cloud WAN. A resposta simples é que eles se complementam. O SiteLink permite enviar dados entre os locais do Direct Connect enquanto ignora as regiões da AWS. É uma das várias opções de conectividade que você poderá usar com uma rede Cloud WAN e esperamos que muitos clientes queiram usar as duas.
O que você pode fazer com o Cloud WAN que não podia fazer antes?
Será possível construir aplicativos multirregionais com nossos serviços de rede, como peering VPC entre regiões e peering do Transit Gateway entre regiões, por vários anos, e clientes como Engie e Zendesk estão usando esse modelo. A Cloud WAN adiciona várias dimensões adicionais ao que está disponível hoje:
- Ponto de controle global único e unificado. Você pode configurar toda a sua rede a partir de uma política de rede, a AWS pega a intenção dessa política e a torna verdadeira em toda a sua rede.
- Serviço mais gerenciado e opinativo. A Cloud WAN constrói parte da rede para você – você define as regiões da AWS em sua política de rede principal, e o peering e a AWS dinâmica lida com o roteamento entre essas regiões. A conectividade full mesh é configurada com alguns cliques no AWS Management Console (ou linhas de JSON, se preferir).
- Painel centralizado, monitoramento e eventos. A Cloud WAN usa o console do AWS Network Manager para mostrar topologias físicas e lógicas, um painel central (que inclui seus próprios Transit Gateways), monitoramento detalhado e um barramento de evento centralizado por meio do Amazon EventBridge .
- Automação embutida para anexos. Com o Transit Gateway, você define seu próprio roteamento, propagações e como os anexos são mapeados para as tabelas de roteamento. Freqüentemente, adicionar uma nova tabela de rota ou anexo resulta em uma dúzia ou mais alterações posteriores. Com o Cloud WAN, você pode usar tags de anexo para mapear automaticamente os anexos para os segmentos, onde você define relacionamentos entre os segmentos por meio de políticas.
Cloud WAN está usando tecnologia semelhante ao Transit Gateway. É gerenciado pela AWS, mas tem um conjunto de recursos diferente (como roteamento dinâmico), então existem algumas diferenças. No entanto, você poderá usar as mesmas integrações e padrões de roteamento que desenvolveu ao longo dos anos e que o Transit Gateway disponibilizou. Isso inclui integração com fornecedores de SD-WAN por meio do tipo de anexo Connect, padrões de inserção de firewall e acesso centralizado de entrada / saída à Internet.