Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar dos benefícios que a utilização de infraestrutura e serviços em nuvem proporcionam, o olhar de um especialista no assunto pode fazer uma grande diferença: com otimização de detalhes e a aplicação de boas práticas, nossa experiência mostra que os gastos da sua empresa podem ser reduzidos em até 50%.
Como o pagamento mensal da nuvem é vinculado diretamente à utilização da mesma, torna-se fundamental ter conhecimento e experiência em otimização de custos na nuvem para evitar prejuízos e investimentos desnecessários.
Para todas a empresas que estão planejando ou iniciando a adoção da nuvem, é importante verificar a expertise da empresa parceira responsável pela criação do ambiente em nuvem ou pela migração do ambiente local para o provedor de nuvem. Além da capacidade técnica para configurar e administrar os serviços de nuvem, também é muito importante se questionar: como este parceiro me ajudará a controlar os custos mensais?
Leia também: Primeiros passos de uma migração bem-sucedida para a nuvem
Quais são os principais custos operacionais da nuvem?
Quando falamos de gestão de custo em nuvem, podemos dividir em duas etapas críticas:
1) Implantação inicial da arquitetura em nuvem: neste momento é natural que a atenção esteja voltada para o que será necessário a curto prazo, ou seja, para iniciar a produção da empresa no provedor de nuvem. Nesta etapa ocorre a escolha de serviços específicos, forma de armazenamento de dados e até mesmo tempo de atividade dos servidores. Todas essas decisões precisam ser guiadas também pelo viés financeiro, buscando equilibrar performance e utilidade dos serviços escolhidos com o custo mensal para a empresa.
2) Gestão do ambiente em produção: passado o momento inicial, o monitoramento contínuo dos recursos operacionais contratados tem impacto direto na manutenção ou até mesmo na redução de investimentos mensais. A seguir, listamos um conjunto de exemplos práticos e recorrentes no controle de faturamento:
- Programar horário de funcionamento dos servidores;
- Recursos não utilizados e ociosos: por exemplo, discos não associados a nenhum servidor;
- Questões de dimensionamento: por exemplo, servidores com capacidade de hardware alocada superior ao uso real);
- Alterar a forma de contratação: para serviços que são usados sem interrupção, avaliar formas de contratação alternativas, como a alteração de servidores para Instâncias Reservadas;
- Estratégia de armazenamento: é possível movimentar os dados presentes em serviços de armazenamento por camadas de armazenamento diferentes e com custos diferentes.
Como o serviço gerenciado pode reduzir os custos com a nuvem?
Muitos gestores não percebem que se a gestão de nuvem não for implementada de forma metódica ou se o monitoramento do ambiente for negligenciado, certamente trará prejuízos desnecessários para a empresa.
O mais recomendado é optar pelo serviço de gerenciamento, possibilitando uma empresa especializada passe a analisar suas opções de uso, serviços e preços da nuvem para garantir que o cliente pague apenas o que precisa, reduzindo drasticamente os gastos mensais.
Ao optar por esse tipo de parceria, você poderá contar com serviços como:
- Projetar e implementar arquitetura dinâmica de recursos em nuvem, que suporte aplicativos, bancos de dados, e serviços corporativos do cliente;
- Identificar o uso apropriado das melhores práticas operacionais da nuvem para o ambiente do cliente;
- Selecionar o serviço de nuvem apropriado com base em requisitos de computação, dados ou segurança;
- Dimensionamento de cargas de trabalho e criação dos respectivos servidores virtuais;
- Configurações relacionadas às camadas de storage para armazenamento inteligente dos dados do cliente;
- Configuração de controle de acesso e identidade, com a criação de usuários, grupos e suas respectivas políticas de acesso, permitindo que os recursos da empresa em ambiente de nuvem sejam acessados de forma segura;
- Implementação de comunicação segura entre o ambiente local e em nuvem, através de VPN e regras de Firewall;
- Verificação da saúde dos servidores virtuais, utilização e disponibilidade dos serviços em nuvem;
- Estimar custos de uso e identificar mecanismos para controle e otimização de custos operacionais.
Leia também: Como o Savings Plan pode te ajudar a economizar na nuvem AWS
Seja qual for sua opção de serviço, a Infomach está disponível para te atender. Fazemos otimização pontual de ambientes em nuvem e também temos o serviço de gerenciamento contínuo, garantindo o bom desempenho e a redução dos seus custos mensais com cloud.
Seja para configuração e otimização de recursos ou para realizar o gerenciamento, a Infomach poderá lhe atender proficientemente. Clique no banner e saiba como seu negócio pode economizar!