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Você sabe como os hackers são capazes de invadir enormes empresas como visto ultimamente? Ouvimos falar muito em comportamento do usuário, mas este não é um trabalho interno feito com intenção de prejudicar a empresa, apenas usuários inocentes sendo enganados por hackers.
Um estudo recente encomendado pela Intel Security, revela que cinco das sete principais razões de uma companhia ser hackeada são por ações dos próprios usuários.
Uma das maneiras que torna fácil o acesso à informações críticas de uma companhia são as informações que os funcionários compartilham nas redes sociais sobre suas empresas.
As pessoas postam livremente assuntos sobre suas empresas todos os dias, compartilham informações no Twitter e outros detalhes em diversas mídias sociais. Esses detalhes e informações podem ser usadas por um hacker para comprometer a organização de inúmeras maneiras. O que pode parecer informações bobas, como se referir a empresa por apelidos, pode levar à um processo de engenharia social (truques utilizados que fazem parecer que um contato é legítimo para que assim o usuário passe formações importantes sobre a empresa).
3 erros fundamentais que levam uma empresa a ser hackeada:
Ignorância – Essa palavra pode parecer forte, mas a grande verdade é que a maioria dos funcionários são ignorantes quanto as boas práticas de segurança da informação. O estudo citado logo acima, revela que 38% dos profissionais de TI podem citar isso como um grande problema.

Ingenuidade – Este é um complemento do primeiro erro. As pessoas ingênuas, as que mais acreditam, geralmente são mais aptas a clicar em links de e-mails ou a realizar ações que podem prejudicar a segurança da empresa.

Compartilhamento excessivo (Oversharing) – Links maliciosos são como pólen, podem ser transportados para todos os lugares através do compartilhamento nas redes sociais. Um link malicioso pode não somente ser compartilhado sem que seja conhecido que carrega conteúdo malicioso, mas os próprios hackers podem realizar um Oversharing de conteúdo para que em algum momento o link chegue ao usuário.

Todos nós temos que ser cuidadosos com nossos próprios atos no ambiente de trabalho e fora dele para que possamos fazer um uso seguro da tecnologia disponível. A segurança começa com boas práticas e elas cabem em qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal.